TODO ADULTO TEM UM BICHO PAPÃO
Quando criança meus avós costumavam cantar músicas de ninar e, uma delas, era esta canção do "Bicho Papão". Não sei você, mas eu ficava horrorizada e vivia sonhando com o "bicho papão" em cima do telhado. Por vezes me via correndo do homem do saco e por aí afora. Esta cantiga de ninar ficou gravada na minha memória, você já ouviu?
"Bicho Papão, sai de cima do telhado,
deixa o nenê dormir sossegado"
Agora me diz uma coisa:
Quem é que dorme sossegado sabendo que tem um "bicho papão" em cima do telhado? O cômico é que, depois eu repetia esta mesma cantiga de ninar para minhas irmãs... Judiação! (risos).
"Segundo a tradição popular, o bicho-papão se esconde no quarto das crianças mal educadas, nos armários, nas gavetas e debaixo da cama para assustá-las no meio da noite. Outro tipo de bicho-papão surge nas noites sem luar e coloca as crianças mentirosas em um saco pra fazer sabão. Quando uma criança faz algo errado, ela deve pedir desculpas, caso contrário, segundo a lenda, receberá uma visita do monstro."
DANTAS, Tiago. "Bicho-papão"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/folclore/bichopapao.htm. Acesso em 28 de janeiro de 2022.
No decorrer da minha trajetória profissional eu descobri que todo mundo tem um bicho papão, algo que o amedronta, tira sua paz, sossego, seu brilho, sua luz... E eu descobri o meu. Esse bicho papão vai te perseguir por toda vida até você resolver enfrentá-lo, encarar de frente até que ele vire um gatinho mansinho sem voz, sem poder de influenciar na sua vida. Eu transformei o "terror noturno" em matéria-prima para desenvolver o meu trabalho como terapeuta. Foi buscando reduzir o barulho que ele fazia na minha vida que hoje consigo compreender as pessoas com os seus conflitos e seus monstros internos.
Foi buscando curar as minhas feridas que me apaixonei por curar as feridas alheias. Todos os meus desafios se transformaram numa missão de vida. E hoje sou grata, muito grata, pelo grande Bicho Papão que me atormentou por anos. Esta história irei contar com mais detalhes no meu livro, que estou escrevendo pela editora MEPE.
Graças a esta minha história de dor, sofrimento, de grandes desafios que me tornei quem eu sou. Foram os meus conflitos que me fizeram ser coach, terapeuta, palestrante e escritora. Por fim pude compreendi que por trás das dores e dos sofrimentos se escondem as bênçãos. Hoje consigo transformar a dor em riso. E quero levar essa alegria ao mundo e dizer que, não importa o que te aconteceu, não importa onde você nasceu, nem as circunstâncias em que você está vivendo agora.... o sol vai voltar a brilhar e é possível voltar a sorrir pois, "o choro pode durar uma noite inteira, mas a alegria sempre virá ao amanhecer"... a tormenta vai passar.
TODO ADULTO TEM UM BICHO PAPÃO...
Hoje posso ver claramente. Consigo olhar para minha história e entender o papel de cada vilão na minha vida, de cada ofensor, opositor, e a grande questão não é o Por Quê isto me aconteceu? Mas o PRA QUÊ.. é uma diferença que parece sutil, mas não é... o Por Quê traz resignação, revolta, não aceitação. O Pra Quê quando é respondido traz uma coisa que chamamos de MISSÃO, Propósito de vida. Há sempre um PROPÓSITO MAIOR na dor. Descubra isso, e tudo ficará mais claro e iluminado! Isso colocará LUZ nas suas trevas.
Procure encontrar um ponto comum nos eventos negativos da sua vida. Situações que se repetem. Como você se sente com relação a tudo isso? Qual o sentimento que gera em você e como você se vê? Quais pensamentos se repetem? Existe um bicho papão assombrando a criancinha indefesa. Ele é muito grande! Sim, ele é gigante! Enquanto o "bicho papão" não virar um gatinho indefeso, sua vida continuará num ciclo repetitivo de fracassos e derrotas, de relacionamentos destruídos e de padrões que vão se repetindo ao longo da sua vida. É como estar numa prisão, num redemoinho: você não sabe o que fazer pra se livrar disso. E muitas pessoas desistem dos seus sonhos, de estar feliz num relacionamento, abrem mão por achar que deve ser assim mesmo, que não nasceram pra ser feliz no amor, na carreira ou qualquer área da vida.
Na verdade, tudo está atrelado: o sucesso na vida depende do quanto você está feliz e realizado, em primeiro lugar, com você mesmo. O princípio de tudo depende de como VOCÊ se vê, não como os outros te veem.
O seu mundo externo só reflete o seu mundo interno.
E se você tem um bicho papão em cima do seu telhado, significa que você ainda é aquela criança indefesa e amedrontada. Você precisa se tornar um adulto. O que o adulto faz diante de um problema? Ele resolve. E o que a criança faz? Senta e chora...
Talvez você esteja dessa maneira: sentado à beira do caminho esperando a chuva passar, ou se enfiou debaixo da coberta com medo do bicho papão e está paralisado. O medo não te deixa prosseguir. Se você se encontra nesta estado é o estado em que denominamos de "CONGELAMENTO". O congelamento não te permite caminhar. Você está parado no tempo e no espaço de algum momento da sua vida e não consegue evoluir. Quer sair desse congelamento? Busque ajuda.
Meu trabalho é baseado em identificar o "bicho papão" e a ferida mortal que vem impedindo você de ser feliz plenamente na vida. É preciso curar seu PASSADO. Você precisa sair de lá. Lá não é o seu lugar. O seu lugar é AQUI e AGORA. Você precisa deixar de ser a vítima, pra passar a ser PROTAGONISTA da sua história. Eu te ajudo a colocar a caneta na sua mão, pra você ser o escritor e narrar uma nova história pra você.
O seu futuro está intacto. Até hoje você contou uma história sobre você. A partir de hoje, qual a nova história que você vai contar?
Ajudo você a contar essa nova história....
Patrícia Varélla
Criadora da Terapia Bicho Papão
Entre em Contato Clicando na Imagem Abaixo:
Coach, Terapeuta, Escritora e Palestrante
#terapia #coach #bichopapao #protagonista #vitima #proposito #missaodevida
#TeraíaBichoPapao
Comentários
Postar um comentário