PADRÕES MENTAIS: A VÍTIMA X O PROTAGONISTA

Descubra o padrão mental que está conduzindo a sua vida. Qual papel que está encenando na construção da sua história: o papel de vítima ou o papel de protagonista?





      Acredito que todo sonho é possível, basta acreditar. Mas mais importante do que ter um sonho é saber se esse sonho realmente é seu. Alcançar um objetivo sempre envolverá fazer escolhas porque não podemos ter tudo na vida. Ao escolher uma profissão, uma carreira, um cônjuge, enfim, estamos sempre fazendo escolhas. As nossas escolhas vão nos levar para um destino: hoje estamos vivendo a realidade de escolhas feitas no passado. Nesta postagem vamos ver a importância de alinhar os nossos sonhos ao nosso propósito de vida e aprender a identificar pensamentos limitantes que nos levam a fazer o papel de vítima da história.

      Todo mundo deseja ser feliz e próspero. Mas a pergunta é: Você está na direção do seu barco ou está deixando a vida te levar? As decisões que estão tomando agora vão te levar a construir uma vida que vale a pena ser vivida? Qual padrão mental que está inserido na sua cabeça: o papel de vítima ou o de protagonista? Para descobrir, observe os dois comportamentos abaixo e veja com qual você se identifica:

 1) A VÍTIMA

      A vítima é sempre o pobre coitado, aquele que pensa que tudo conspira contra ele, que não adianta fazer nada e que nunca irá mudar. Aquela pessoa que, tem sonhos, mas sonha demais, quer fazer tudo ao mesmo tempo, não tem foco, nem objetivos claros. Por isso, "nada dá certo" para ela.
      A vítima é sempre sofredora: "Ah, como sofro". A culpa por seus sofrimentos está sempre no outro: fora dela. Acha sempre culpados: nasceu pobre, o problema é a família, a crise, o governo, ou seja, ninguém faz nada por ela. É a síndrome do "Por Causa De". Não consigo isso por causa disso, daquilo e daquele outro.
Está sempre olhando para as coisas negativas e, por isso, se lamenta e diz que tudo é muito complicado, e vive na inércia. Mudar  não tem jeito.



2) O PROTAGONISTA

      Já o protagonista é aquela pessoa que sonha, escreve, tem a direção da sua vida e realiza. O protagonista sabe exatamente o que quer e faz escolhas acertadas de acordo com propósitos alinhados às seguintes perguntas:

  •  É seu?
  • Vale a pena?
  • Será alcançado por você?
  • Está disposto a pagar o preço?
      Nem sempre o sonho que está tão difícil de alcançar é realmente seu. Pode ser o sonho dos pais, pode ter sido colocado pela mídia (ser médico porque dá "status", advogado, enfim). Pensar somente no retorno financeiro e esquecer dos seus valores, princípios, dons naturais, etc. Outras vezes, o sonho que muitos têm nem sempre podem ser alcançados por eles mesmos:  "O meu maior sonho é me casar com fulano", "O meu maior sonho é que meu filho seja um doutor". O sonho deve ser realizado por você mesmo: Qual é o SEU sonho? É você quem vai realizar? 
      Aquilo que você deseja será alcançado por você mesmo e com quais ações? É preciso ser realista.

      O protagonista sabe exatamente o que quer, ele não é "levado pela vida", faz ESCOLHAS, não se coloca na posição de vítima, mas na posição do "Apesar de"- Eu consigo. Apesar das dificuldades financeiras, apesar de ter nascido pobre, apesar de ter nascido com deficiência, apesar da crise, apesar disso ou aquilo: EU CONSIGO.
      O protagonista observa os momentos difíceis e reflete: por quê estou passando por isso e como vou sair dessa? Aprende com as lições da vida, mas sabe que apesar de tudo, pode e vai fazer o que for preciso para mudar. Ele tem a caneta e o papel na mão: é protagonista da sua história. Sabe que não existe destino, existem escolhas. 
      O protagonista está disposto a pagar o preço para o seu sucesso. Gosto de uma frase que li: O Sucesso Exige MAIS. 
 







Seja o protagonista da sua história. Você está construindo uma vida que vale a pena viver? O seu sonho vai te levar para um futuro melhor? Seja o escritor, ator e diretor da sua própria história. 

Comentários